Otoneurologia
Manobras de reposicionamento de otólitos
Tratamentos específicos para a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), que envolvem manobras terapêuticas para reposicionar os otólitos, aliviando sintomas de tontura.
Manobras

As manobras de reposicionamento de otólitos são técnicas terapêuticas utilizadas para tratar a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), uma condição comum que causa episódios de vertigem súbita em resposta a mudanças de posição da cabeça. A VPPB ocorre quando pequenos cristais de carbonato de cálcio, chamados otólitos, se deslocam dos órgãos otolíticos para os canais semicirculares, causando sintomas de vertigem e tontura à movimentação da cabeça.
As manobras de reposicionamento de otólitos têm como objetivo reposicioná-los de volta ao seu local original, aliviando assim os sintomas de vertigem e tontura. Realizar o diagnóstico da doença, definir a localização exata dos cristais ( em qual dos 6 canais semicirculares está localizado) e compreender a fisiopatogenia do processo é essencial para o sucesso terapêutico.
A animação a seguir mostra de forma interativa como funciona nosso sistema que garante o equilíbrio nos casos de VPPB e as manobras.